O que é feedback?

Feedback é falar francamente, um a um, continuamente, estar bem próximo da equipe, receber críticas, reforçar atitudes positivas e construir caminhos que levem a bons resultados para todos.

A melhor forma de um líder ajudar a sua equipe a evoluir e se auto ajudar é fornecer e receber feedback. Esse processo inspira e motiva as pessoas para atingirem resultados.

Existem algumas dificuldades que podem surgir quando realizamos o feedback, como:

  • Insegurança em ter uma conversa franca sobre o baixo desempenho do colaborador;
  • Focar nas características da pessoa e não em suas atitudes;
  • Pontuar no momento uma ação que o colaborador não deveria ter tido;
  • Citar exemplos e fatos para que o colaborador entenda o que precisa melhorar;
  • Lidar com frustrações, tanto de quem precisa pontuar um comportamento negativo, quanto de quem recebe;
  • Saber priorizar o que é importante e considerar esse momento como fundamental no desenvolvimento humano.

E quais são as dicas para que ele funcione?

  1. O processo de feedback deve ser repetido diversas vezes. Cada vez gera um resultado parcial que será usado na vez seguinte;
  1. Não deixe que as conclusões se percam durante a sessão de feedback; 
  1. Descreva claramente os fatos, sem nenhum julgamento;
  1. Fale do impacto que o comportamento do avaliado está afetando no time, em você e nos negócios;
  1. Ressalte o que você quer de diferente da pessoa, em relação ao novo comportamento; 
  1. Após o termino do encontro, pergunte ao colaborador o que ele achou e pensou sobre a conversa.

 

Confira algumas atitudes que são necessárias ao fornecer ou receber feedback:

 Ao fornecer feedback:

  • Observar e aproveitar para experimentar a visão do colaborador ouvindo suas percepções e ideias
  • Ser coerente e estar 100% presente no momento do feedback
  • Demonstrar empatia e deixar clara a intenção de desenvolvimento
  • Atuar assertivamente, cuidando do equilíbrio entre coragem e consideração:
    • Coragem para ser sincero
    • Consideração para suavizar a forma como a mensagem será transmitida

Ao receber feedback:

  • Tente entender o que a pessoa quer dizer, ao invés de rejeitar, faça perguntas para esclarecer a percepção do outro, como por exemplo:
    • O que eu fiz para você pensar assim?
    • O que eu falei para você pensar assim?
  • Pode acontecer de você discordar do feedback recebido, mas tente entender os motivos pelos quais a pessoa chegou a tais conclusões
  • Trate de maneira profissional e não leve para o pessoal
  • Concentre-se na oportunidade de aprender com a crítica feita

É muito importante que o feedback faça parte da parceria entre você e seus colaboradores, pois ele ajuda a promover diálogo. Pratique-o com frequência para que se torne um hábito e você cresça como profissional.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado, fique à vontade para dar sugestões de temas que gostaria de ver publicado em nosso blog.

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2 Comentário(s):

  • Regiane
    janeiro 30, 2018

    Achei super interessante, gostei muito da dica. Já fiz algumas reuniões com meus funcionários, conversando francamente com todos juntos ou individualmente, dependendo do assunto, e realmente o resultado é positivo.

    Responder
    • Natalia Magaldi
      janeiro 31, 2018

      Olá Regiane! Muito obrigada pela sua participação!
      Realmente o feedback faz toda diferença na relação dos funcionários com o proprietário do negócio.
      Continue acompanhando nossas matérias e dê sugestões de temas para a gente!
      Um abraço!

      Responder

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